Para iniciar um negócio, você deve estar atualizado sobre as mudanças e novas tecnologias do mercado. Hoje, com a internet, existe uma infinidade de conteúdos, cursos e materiais que podem te auxiliar a ingressar no empreendedorismo de forma mais assertiva.
Mas com tantas possibilidades e opções disponíveis no mercado, pode parecer um pouco difícil saber por onde começar e o que realmente faz sentido para o negócio que você pretende iniciar.
Veja abaixo, uma lista com os tópicos que serão abordados no artigo com 5 livros que irão trazer um norte sobre como empreender e a melhor forma de fazê-lo Confira:
- A Startup de $100 – Chris Guillebeau
- Empreendedorismo – Marcelo Nakagawa
- A Startup Enxuta – Eric Ries
- Se Eu Soubesse aos 20 – Tina Seelig
- Avalie o que Importa – John Doerr
1 – A Startup de $100 – Chris Guillebeau
A Startup de $100 foi lançado em 2013, mas ainda possui uma linguagem bem atual sobre o cenário do microempreendedor.
O livro apresenta um guia detalhado de como se tornar independente no mundo dos negócios, criar sua própria rotina e estabelecer sua própria empresa.
Composto por 14 capítulos, o livro é dividido em três etapas que orientam sobre como ingressar no universo do empreendedorismo, desenvolver suas ideias e impulsionar seu empreendimento.
2 – Empreendedorismo – Marcelo Nakagawa
Outro lançamento de 2013, em parceria o Senac São Paulo e o Senac Nacional, Marcelo Nakagawa compartilha sugestões e técnicas sobre como gerar ideias de negócio e como avaliar se elas são realmente oportunidades promissoras, além de oferecer métodos para elaborar um plano de negócios eficaz.
Escrito em linguagem clara e acessível, o livro conta com estudos de casos, diversas atividades e até um jogo de cartas, tudo isso com o objetivo de estimular o aprendizado de empreendedores iniciantes e auxiliá-los a criar empreendimentos verdadeiramente inovadores.
3 – A Startup Enxuta – Eric Ries
Lançado em 2011, o livro é considerado uma referência no mundo das startups e do empreendedorismo. Ele apresenta o conceito de MVP – Produto Mínimo Viável – que se tornou uma importante estratégia no empreendedorismo atual.
Além disso, o autor Eric Ries fala sobre a importância da aplicação de abordagem científica em startups para gerar inovação e disrupção, destacando a importância da gestão eficiente dessas empresas.
O livro é dividido em três partes que exploram desde a fundação até a potencialização do crescimento das startups.
4 – Se Eu Soubesse aos 20 – Tina Seelig
Tina Seelig, professora da Universidade de Stanford, lançou esse livro em 2011 com o intuito de inspirar jovens a pensarem de forma inovadora.
O livro, que é altamente disputado e ajudou muito de seus alunos a criarem empresas que transformaram o cenário tecnológico, foi inspirado por sua formação em Engenharia e Estudos em Neurociência e Design.
“Se Eu Soubesse aos 20” tem uma linguagem incomum e Tina apresenta suas experiências em sala de aula e mostra como podemos enxergar possibilidades.
São 10 capítulos que podem trazer estranheza no início, como “Transformando limonada em helicóptero”, mas que se tornam claros após a leitura.
5- Avalie o que Importa – John Doerr
O mais recente desta lista, lançado em 2019, o livro “Avalie o Que Importa” foi escrito pelo capitalista de risco, John Doerr.
John mostra como o sistema de Objetivos e Resultados-chave (OKRs) ajudou empresas como Intel e Google a alcançarem um crescimento exponencial e como pode ajudar qualquer organização a prosperar.
O livro compartilha estudos de caso, incluindo depoimentos de Bono e Bill Gates, para demonstrar como os OKRs estimulam o foco, a agilidade e o crescimento nas grandes organizações e como podem ajudar novos líderes a capturar a mesma energia.
Fonte da imagem principal: Freepik
Adicionar Comentário