Início » 5 estratégias para vender mais nas plataformas chinesas de e-commerce
E-commerce

5 estratégias para vender mais nas plataformas chinesas de e-commerce

Plataformas chinesas de e-commerce
Fonte da imagem: Markus Mainka/ Adobe Stock

As plataformas chinesas de e-commerce estão ganhando cada vez mais espaço no Brasil. Segundo o relatório “Setores do E-commerce no Brasil” da Conversion, cinco das dez maiores plataformas de comércio eletrônico no Brasil são asiáticas, e quatro delas são chinesas. Shopee, Temu, Shein e AliExpress, ao lado da sul-coreana Samsung, registraram juntas 639 milhões de acessos em janeiro de 2025 no Brasil.

Para empreendedores brasileiros, essa tendência abre oportunidades valiosas. Com a chegada do TikTok Shop e do Kwai Shop, o mercado se expande ainda mais, oferecendo novos canais de vendas e engajamento. Veja como aproveitar essas plataformas para aumentar suas vendas:

1. Escolha os produtos certos: as plataformas chinesas de e-commerce são conhecidas por produtos de baixo custo e alto volume de vendas. Analise o que está em alta no mercado, use ferramentas de análise de tendências e aposte em nichos que tenham demanda, como eletrônicos, moda e utensílios para casa.

2. Explore o formato de vendas por vídeo: o TikTok Shopm que irá chegar em breve ao Brasil, e o Kwai Shop utilizam a estratégia de vendas por meio de vídeos curtos e transmissões ao vivo. Criar conteúdo autêntico e envolvente é essencial. Mostre seus produtos em uso, faça demonstrações ao vivo e estimule a interação com os seguidores para aumentar as conversões.

3. Invista em tráfego pago e parcerias: anúncios pagos dentro das plataformas e parcerias com influenciadores podem ampliar o alcance da sua loja. O marketing de influência é um dos principais motores dessas redes, por isso, procure criadores de conteúdo alinhados ao seu público para impulsionar suas vendas.

4. Ofereça preços competitivos e promoções: os consumidores dessas plataformas buscam ofertas e preços baixos. Trabalhe com estratégias de descontos progressivos, cupons e frete grátis para atrair mais clientes. Algumas plataformas também incentivam campanhas promocionais com recompensas para os vendedores.

5. Priorize o atendimento rápido e a logística eficiente: uma boa experiência do cliente é essencial para gerar recorrência e boas avaliações. Responda rapidamente às dúvidas, tenha políticas claras de troca e devolução e garanta uma logística eficiente. Se possível, utilize fulfillment, processo logístico de um e-commerce que vai desde a separação da mercadoria para envio até o pós-entrega, como a devolução de produtos, para otimizar os envios.

Leia também: AIDA no marketing: como atrair e converter clientes com esse modelo