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Indústria 4.0: automação e o futuro dos processos de negócios

Automação processos
Fonte da imagem: zapp2photo/ Adobe Stock

A automação de processos de negócios surgiu durante a Revolução Industrial a partir de dispositivos mecânicos simples. Na metade do século XX, os computadores deram um grande salto na automação, com sistemas de controle digital. Com a chegada da década de 1970, a robótica industrial começou a tomar forma, e os avanços continuaram nas décadas seguintes com melhorias em sistemas de controle e software. Hoje, a automação se tornou ainda mais inteligente com a integração de inteligência artificial, marcando o início da Quarta Revolução Industrial, também conhecida como Indústria 4.0, caracterizada pela integração de tecnologias como inteligência artificial, robótica, Internet das Coisas e computação em nuvem.

Ao implementar sistemas automatizados, as organizações conseguem realizar tarefas repetitivas com grande precisão e sem a necessidade de intervenção humana constante, otimizando os processos, tornando-os mais eficientes, mas também contribuindo para uma significativa redução de custos operacionais. Além disso, a automação ajuda a minimizar erros humanos, garantindo uma maior consistência e qualidade nos resultados finais. Com a capacidade de integrar diferentes tecnologias e plataformas, a automação em TI também promove uma melhor gestão de dados e informações, facilitando a tomada de decisões baseada em insights precisos e atualizados.

A automação de processos corporativos engloba um conjunto extenso de tecnologias e instrumentos projetados para simplificar, uniformizar e agilizar as atividades empresariais. Isso pode abranger tarefas simples, como a geração e envio automáticos de e-mails de confirmação, até procedimentos mais elaborados, como a administração de projetos e a cadeia de produção. Essa abordagem é versátil e pode ser adotada em vários setores, incluindo finanças, recursos humanos, vendas e marketing.

Além disso, a automação pode ser integrada com sistemas de inteligência artificial, proporcionando não apenas a execução automática de tarefas, mas também a capacidade de aprender e se adaptar a novos cenários, viabilizando para que as ferramentas automatizadas otimizem continuamente seus processos e tomem decisões baseadas em dados em tempo real.

Segundo a Agência IBGE de Notícias, em 2022, 84,9% (8.134) das 9.586 empresas industriais com 100 ou mais pessoas ocupadas utilizaram pelo menos uma tecnologia digital avançada. Isso mostra que cada vez mais, a automação surge como um diferencial estratégico. Empresas que adotam essas soluções tendem a se destacar, pois conseguem responder mais rapidamente às mudanças do mercado e às demandas dos clientes, além de liberar seus colaboradores para se concentrarem em tarefas de maior valor agregado, fomentando a inovação e a criatividade no local de trabalho.

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