Blockchain, que em tradução significa “cadeia de blocos”, é uma tecnologia que permite a criação de um registro público e descentralizado de transações. Cada “bloco” na “cadeia” contém um número de transações, e cada vez que uma nova transação é realizada, é gravada em um novo bloco que é adicionado à cadeia. A blockchain é segura por design, pois cada bloco contém um código único, chamado de hash, que o liga ao bloco anterior.
Esta tecnologia é mais conhecida por ser a base das criptomoedas, como o Bitcoin, mas também tem muitas outras aplicações em diferentes setores, como finanças, imóveis e até mesmo na cadeia de suprimentos, para garantir a transparência e a segurança das informações compartilhadas. Veja alguns pontos-chave sobre a blockchain:
- Registro Compartilhado: a blockchain funciona como um livro de registros compartilhado e imutável;
- Rastreamento de Ativos: facilita o rastreamento de ativos tangíveis (como casas e carros) e intangíveis (como propriedade intelectual);
- Transparência e Confiança: oferece informações imediatas, compartilhadas e transparentes, aumentando a confiança e a eficiência entre as partes envolvidas;
- Imutabilidade: uma vez que uma transação é registrada, ela não pode ser alterada;
- Contratos Inteligentes: a blockchain pode armazenar contratos inteligentes que executam automaticamente quando certas condições são atendidas.
Essencialmente, a blockchain é uma forma de manter um registro seguro e inalterável de transações, o que é fundamental para muitos processos de negócios e transações financeiras. Veja alguns exemplos:
Pagamentos e Transferências
A tecnologia blockchain permite pagamentos quase instantâneos e reduz o tempo e o custo das transações internacionais. Ela elimina a necessidade de intermediários, como bancos e processadores de pagamento.
Gestão de Identidade Digital
Blockchain oferece um sistema de gerenciamento de identidade descentralizado e seguro. Os usuários podem controlar e compartilhar seus dados de identidade com instituições financeiras de maneira segura.
Administração de Ativos
A tecnologia blockchain está transformando o gerenciamento de ativos, simplificando o processo de aquisição e registro de ativos financeiros e reduzindo custos operacionais.
Token
Transforma ativos do mundo real em ativos digitais, facilitando a aquisição e registro de ativos financeiros e obedecendo às diretrizes regulatórias como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e a Resolução CMN 4893/20212.
Leia também: Saiba como prevenir riscos na internet com a Segurança de TI
Adicionar Comentário